Esse é um caso bizarro e que, assim como o da Elisa Lam, me fez perder o sono. Fiquei dias pesquisando e não pude deixar de sentir uma dor no coração e aquele peso por nunca descobrir o que realmente aconteceu. Sem falar na sensação horrível de me colocar no lugar das duas e não fazer ideia do que eu faria se estivesse la.
Infelizmente, foi difícil encontrar detalhes e teorias sobre esse caso, porque a maioria dos documentos estão em holandês e espanhol, muita coisa se perdeu na tradução, ou simplesmente foi traduzida errada.
Lisanne e Kris no aeroporto, no dia da viagem |
As primeiras semanas foram normais. As duas fizeram amigos e estavam aproveitando bem as praias e os pontos turísticos do local.
No dia 1 de Abril de 2014, elas resolveram fazer uma caminhada em uma trilha localizada na floresta Boquete (sim, esse é mesmo o nome da floresta). Elas saíram por volta das 11 horas da manhã, e levaram o cachorro da família com elas. Por volta das 20 horas, o cachorro retornou... sozinho. A família que estava hospedando as duas ficou preocupada, mas não podiam fazer nada. Quer dizer, as duas eram adultas, a família não podia simplesmente ligar para a polícia ou algo do tipo, só porque já era tarde e elas ainda não tinham voltado para casa. Além disso, elas estavam lá para se divertir, era normal elas saírem e voltarem tarde... certo?
No dia seguinte, as meninas ainda não tinham voltado, e algo estranho aconteceu. Um homem apareceu procurando por elas. Ele era um guia turístico e tinha agendado um passeio com as meninas. Ele iria leva-las para uma caminhada pela trilha da floresta Boquete... Agora, porque você iria hoje visitar um lugar que você não conhece, por exemplo, se já tinha combinado de ir com um guia no mesmo lugar, no dia seguinte? Óbvio que todos acharam isso muito esquisito e resolveram chamar a polícia, que iniciou as buscas no dia 3 de abril.
Os pais das meninas chegaram ao Panamá no dia 8 de Abril. Até então, nenhuma pista havia sido encontrada e os pais chegaram a oferecer uma boa recompensa para quem tivesse qualquer informação. Em vão.
Apenas em Junho a polícia teve novidades sobre o caso. Uma índia de uma tribo que fica na região da floresta de Boquete, encontrou a mochila que as meninas levaram para a caminhada. O mais estranho é que a índia afirmou que passa por aquele local todos os dias e que a mochila não estava lá no dia anterior. Então, seja lá como essa mochila foi parar ali, aconteceu de madrugada, em um momento em que a área estava completamente vazia. Como se isso não fosse estanho o bastante, o local onde a mochila foi encontrada ficava muito distante do local onde as meninas estavam inicialmente. Do ponto onde elas saíram, até chegar onde a mochila estava, elas teriam que caminhar por 3 dias seguidos, sem parar.
Na mochila foram encontrados: 2 biquínis, 1 garrafa d'água, o passaporte de Lisanne, dois óculos de sol, $83 euros, uma câmera fotográfica e dois celulares. O de Kris era um Iphone, o de Lisanne, um Samsung.
O conteúdo da câmera era bem interessante, mas, para variar, intrigante e deixa o caso mais misterioso ainda.
As fotos datadas do dia 1 de abril, dia em que elas saíram para a caminhada, são bem normais. Fotos típicas de turistas, aproveitando a paisagem... Seguida de uma foto bem esquisita e desfocada, onde não podemos ver muito bem o que Kris está fazendo. Mas dá pra perceber que era algo estranho.
A ultima vez que o Iphone de Kris foi desbloqueado e usado foi no dia 8 de Abril. Depois disso, alguém tentou desbloquear o telefone, mas não conseguiu, pois não sabia a senha. Por causa disso, as pessoas acreditam que Kris tenha morrido primeiro e Lisanne tentou desbloquear o celular da amiga para aproveitar o restante da bateria.
Depois que a mochila foi encontrada, as buscas aumentaram. Muitas pessoas se voluntariaram para procurar e várias equipes foram formadas, todas lideradas por um guia que conhecia muito bem a área. Vários guias afirmaram que é muito fácil se perder nesse local, pois as árvores se parecem muito. Se você sai por um instante sequer da trilha, é muito difícil perceber para onde você deve voltar. Dias depois que as buscas recomeçaram, a polícia fez outro achado bem esquisito.
Em uma área completamente diferente de onde foi encontrada a mochila, a polícia encontrou a bermuda jeans que Kris usava nas ultimas fotos que as meninas tiraram... Mais tarde, em uma área também diferente, foram encontradas as botas de Kris. O mais esquisito e assustador vem agora.
A polícia encontrou, algum tempo depois, duas coisas: uma das botas de Lisanne, com o pé dela ainda lá dentro. Sim, apenas a bota e seu pé, nada do resto do corpo. O pé, seja lá o que aconteceu com ele, foi cortado abaixo da bota, por isso nas fotos não dá para ver muito bem (até porque já havia passado um certo tempo e o pé não estava completamente inteiro). A segunda coisa encontrada foi um osso, que depois de passar por uma perícia, foi descoberto que se tratava da pélvis de Kris.
Em Agosto foram encontrados perto do rio fragmentos de 33 ossos. 28 de Lisanne, 2 de Kris e 3 de uma terceira pessoa que não foi identificada.
O descaso da Polícia
Pesquisando mais, descobri que nos últimos 8 anos, foram registradas mais de 20 queixas de desaparecimentos e assassinatos nessa área. Nenhum dos casos foi solucionado. Algumas pessoas acham que pode até se tratar de um Serial Killer. Mas, enfim, o descaso da polícia com esse caso fica bem claro desde o início.
Para começar, eles foram chamados no dia 2, quando a host Family prestou uma queixa dizendo que as meninas haviam sumido. Já faziam 24 horas do ocorrido, e mesmo assim, as buscas só começaram na tarde do dia 3. Eu assisto muito Criminal Minds e CSI, e todo fã dessas séries policiais sabe que as primeiras 24 horas são importantíssimas para qualquer caso, principalmente para um desaparecimento (ainda mais em uma área florestal gigantesca, a qual as vítimas não estão nem um pouco habituadas).
Eles dispensaram a ajuda de moradores locais que conheciam muito bem a área. Os voluntários só foram aceitos depois que a mochila foi encontrada, por pura pressão da mídia. A mochila foi tocada por vários policiais e pessoas que não tinham nada a ver com o caso, o que acabou com qualquer chance de encontrar uma digital suspeita.
A policia alegou que a bermuda de Kris foi encontrada dobrada, em cima de uma pedra, perto do rio. Como se ela mesma tivesse tirado a bermuda e colocado em cima da pedra, para nadar. Mas, o voluntário que a encontrou alegou, mais tarde, que a bermuda foi encontrada toda enrolada, presa em uma pedra, no rio.
E, por último, mas o mais suspeito:duas das fotos da câmera, foram apagadas. A última foto da câmera era a de número 510. Quando a perícia foi analisar as fotos, estavam faltando as de número 508 e 509. A câmera, assim como os celulares e todas as outras evidências encontradas, ficaram com a polícia do Panamá, e somente com eles. Quem apagou essas fotos? Certamente não foram as meninas. Elas não perderiam tempo apagando nenhuma foto. Ainda mais porque na câmera foram encontradas várias fotos completamente desfocadas, se elas fossem escolher as "melhores", teriam apagado várias. O que nos faz pensar que quem apagou as fotos, tinha acesso à elas. E as únicas pessoas que tinham acesso direto ás evidências, eram os policiais.
Teorias
É claro que existem várias teorias sobre o caso. Algumas fazem sentido, outras, nem tanto. Vou listar as 4 mais famosas. Tirem suas próprias conclusões.- Acidente: Essa é a teoria mais improvável, na minha opinião. Algumas pessoas acreditam que Kris caiu da ponte e se machucou gravemente. Dias depois, veio a falecer. Lisanne continuou sozinha, mas também caiu e acabou morrendo. Pra mim essa teoria não faz sentido, porque isso não explica como a bermuda de Kris foi encontrada em um lugar, suas botas e a bota com o pé de Lisanne foram encontradas em outro, a mochila em outro completamente diferente e seus ossos foram espalhados. Alguns tentam justificar dizendo que animais poderiam ter espalhado tudo isso. Não sei como os animais se comportam no Panamá, mas é difícil de acreditar que algum animal tenha arrastado uma mochila, uma bermuda e botas sem danifica-las. Além disso, os ossos não possuíam marcas de mordida nem saliva, nem nenhuma outra prova de que algum animal tenha sequer chegado perto delas. Sem falar que um animal não deixaria o pé de Lisanne dentro da bota. A polícia tentou convencer os moradores e familiares das vítimas que foi isso o que aconteceu (o que só me faz suspeitar ainda mais da polícia do Panamá);
- Serial Killer: Como eu disse anteriormente, mais de 20 queixas foram feitas, nos últimos 8 anos, reportando pessoas desaparecidas ou encontradas mortas na região. Nenhum dos casos foi solucionado. Isso fez com que as pessoas acreditassem que pudesse se tratar de um serial killer que atua na área. Isso explicaria o porquê de a polícia ter encontrado ossos de uma terceira pessoa junto com os de Lisanne e Kris. Porém ainda tenho dúvidas. Serial killers sempre tem rituais, que usam com todas as vítimas. E apesar de vários corpos terem sido encontrados na região, nenhum deles estava como os das meninas;
- Cartel de Drogas: O Panamá, assim como a Colômbia e outros países da América do Sul, possuem muitos carteis de drogas. Alguns dominam regiões inteiras. Por isso, há quem acredite que as meninas passaram 10 dias perdidas na mata, e depois foram encontradas por algum cartel de drogas. Isso porque branquear os ossos e limpá-los completamente é uma prática comum entre eles. E também porque é bem comum ter policiais envolvidos com os carteis e no tráfico, o que explicaria as fotos apagadas e todo o descaso da polícia. Mas, de novo, essa teoria não me convence totalmente. Primeiro porque apenas os ossos de Kris foram limpos. Segundo porque a mochila estava intacta. Por que alguém se daria ao trabalho de desmembrar duas pessoas e espalhar os ossos, mas deixaria uma mochila com celulares, câmera e dinheiro para trás?
- Magia Negra: Essa teoria explicaria o porquê de os ossos estarem tão espalhados e no estado em que estavam. Cultos de magia negra costumam desmembrar suas vítimas para fazer oferendas e esse tipo de coisa. Para mim, a única coisa sem explicação nessa teoria seria a ajuda da polícia. A não ser que algum policial estivesse envolvido nesses cultos, ou conhecesse alguém que estava...
Minhas Conclusões
Quando eu escrevi sobre a Elisa Lam, eu terminei o post fazendo um breve resumo sobre o que eu achava que tinha acontecido com ela. De algum jeito, consegui fechar todos os pontos da história e bolar uma teoria que, para mim, faz todo o sentido. Nesse caso, não vou conseguir fazer isso. O máximo que posso fazer é falar sobre algumas coisas que eu tenho quase certeza que aconteceram.- Como a maioria das pessoas, acredito que elas tenham se perdido e, por isso, ligaram tantas vezes para a emergência. Mas, uma coisa que me intrigou desde o começo foi o cachorro. Se elas tivessem se perdido quando o cachorro ainda estava ali, elas só precisariam segui-lo. O que me leva a pensar que elas se perderam depois que o cachorro já tinha ido embora. Mas tenho certeza que elas não deixariam o cachorro solto, para voltar sozinho. Fazia pouco tempo que elas estavam com a host Family, impossível elas saberem se o cachorro conhecia a área tão bem assim, a ponto de voltar sozinho para casa. Depois de pensar sobre o assunto, cheguei à conclusão de que: elas estavam entretidas com o lugar, tirando fotos e aproveitando o passeio. O cachorro realmente conhecia a área e, em um momento de distração das duas, ele pode ter simplesmente voltado para casa, sem avisar (rs). Quando as duas perceberam, elas podem ter achado que ele tinha entrado na floresta, e por isso elas saíram da trilha. Vi muitas pessoas questionando isso e até chamando elas de burras por terem se embrenhado na floresta, mas não sabemos o porquê. Aparentemente elas gostavam de animais, se não não teriam se oferecido para levar o cachorro na caminhada. Então acredito fortemente que posso ter sido isso o que aconteceu para que elas saíssem da trilha;
- As fotos que foram tiradas de noite, com flash. Tenho duas opções para explicar essas fotos: ou elas estavam tentando espantar algum animal, ou elas estavam tentando enxergar o que tinha na frente delas. Eu acredito mais na segunda opção. Elas tiravam as fotos, com o flash, e assim podiam ver na tela para onde elas estavam indo ou o que tinha mais a frente;
- Como eu falei antes, o descaso da polícia foi bem evidente. Mas, eu não acho que tenha sido apenas preguiça ou má vontade. Eles atrasaram o início das buscas, não quiseram a ajuda de ninguém de fora, no começo, deixaram que outras pessoas tocassem em evidências e comprometessem digitais e outras pistas e apagaram fotos da câmera. Quer dizer, está bem na cara que eles sabiam de alguma coisa e estavam encobrindo alguém. A perícia holandesa tentou ajudar, mas, como eu disse, várias provas foram comprometidas. Além disso, mesmo as garotas sendo holandesas, o crime aconteceu na jurisdição do Panamá, eles não poderiam ajudar a não ser que fossem convidados, o que não aconteceu.
Por que o pé de Lisanne ainda estava dentro daquela bota? Por que os ossos estavam tão espalhados, tão longe uns dos outros? Porque os ossos de Kris foram limpos e branqueados, e os de Lisanne não? Tem gente que acha que os ossos foram espalhados para os assassinos se livrarem de evidências, mas se foi isso mesmo, por que não se livraram da mochila? Ela estava intacta... Onde foram parar os outros ossos que não foram encontrados? De quem eram os ossos que não foram reconhecidos? As dúvidas são inúmeras e não acredito que esse caso seja solucionado um dia.
Mas, e você? O que você acha que aconteceu com Lisanne Froom e Kris Kremers?
Essas meninas, foram estupradas e assassinadas,e com certeza a polícia do Panamá sabe muito bem o que aconteceu com elas, infelizmente, países da América do Sul e América Central, as polícias são extremamente corruptas, se alguém tiver dúvidas, perguntem aos motoqueiros que viajam de moto por países latinos. Infelizmente o caso dessas meninas, vai continuar sem solução, mesmo a polícia sabendo o que aconteceu com elas.
ResponderExcluirCom certeza foi isso mesmo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que foram pegas logo a tardinha de 1.de abril.Elas jamais se embrenhariam na mata,eram acostumadas a fazerem trilhas.Quem as raptou continuou acessando a polícia para mais tarde despistar a polícia pois sabia q na mata não há sinal de celular.Foram raptadas,estupradas e mantidas presas.Quando começaram as buscas por elas, o assassino ou assassinos quiseram se desfazer delas o mais rápido possível para não deixar rastros. Eis a razão do desmembramento e limpeza de parte dos corpos.Acredito q a mochila foi jogada em qualquer lugar na mata pois achavam q jamais seria encontrada. Não tem essa de se perderem.Li uma matéria q afirma q elas não levaram cachorro e q isso foi uma alegação dos donos mas nenhuma foto delas mostra cachorro algum.Quanto às fotos à noite acredito ser do assassino para msis uma vez despistar a polícia se fossem achada Tudo isso é muito triste e fiquei bastante tocada com o fato de meninas tão jovens perderem a vida dessa forma. Mas acredito q quem se perde na mata deve permanecer no mesmo lugar e nunca se embrenhar na mata e elas eram inteligentes.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSabe, agora lendo esse comentário faz bastante sentido algo que eu tava pensando: provas sendo plantadas a torto e a direita apenas para dar a impressão de progresso a medida que também embaralha mais a situação, "olha encontrei uma pista, um pé dentro de um sapato", "olha, mais uma pista uma mochila cheia de coisas das duas" etc. Os policiais encontram o que vieram buscar, no caso pistas e ou corpos, mas não sabem o que aconteceu, no caso quem matou, como onde e porquê. Sabe, crimes tendem a seguir um padrão, uma linha, quando as provas estão todas desconexas e sem sentido, pode ter certeza de que se trata de alguém plantando evidências, assim as investigações seguem dois rumos paralelamente, #1: "evidências" são encontradas; #2 o caso não é solucionado, é como por exemplo, encontrar na cena do crime a arma usada, uma peça de roupa da vítima e a 30 metros dali um saco cheio de ossos, e a 100 metros, pertences pessoais como relógios/pulseira aneis, sabe?
ExcluirAgora, sobre os ossos de uma estarem limpos e o de outra não, eu vejo algo como pressa sabe? Um crime teve tempo de ser "saboreado" e ocultar evidências, no outro as buscas tinham começado, era necessário se apressar e se livrar da "sujeira". Dois corpos dão muito trabalho pra esquartejar e limpar. Os ossos da terceira pessoa inclusive devem ter aparecido apenas como eu disse antes, disfarçar as evidências, algo que já estava no esquema, enterrado em outro lugar, exumado e lançado pelo ralo junto para confundir mais quem está buscando. A aplicação parece inteligente, mas é mais desesperada do que parece, uma polícia com o mínimo de inteligencia notaria isso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVc não quer que as pessoas saibam que podem ser assassinadas em um local turístico então o governo deve ter ajudado a ocultar o que realmente ocorreu.
ResponderExcluirEu acho que pode ter sido na minha teoria o pé grande
ResponderExcluirEu tenho uma dúvida e aqueles amigos holandeses que elas fizeram ali oque aconteceu com elsom eles
ResponderExcluirPensa assim, para que eles iam revelar que tem um serial killer em um lugar de turismo? Eh claro que esse caso já foi solucionado, mas a polícia está escondendo tudo.
ResponderExcluirTINNIA'S BEST PULSA BET, TINNIA'S BEST PULSA BET
ResponderExcluirTINNIA'S BEST PULSA BET. titanium aftershokz TINNIA'S BEST titanium dab tool PULSA BET. หารายได้เสริม TINNIA'S BET. TINNIA'S BEST PULSA BET. TINNIA'S BEST titanium welder PULSA BET. TINNIA'S BEST PULSA BET. titanium water bottle
hg428 mizuno norge,asics mexico,keenbotasmexico,on running schoenen,Scarpe mizuno,on running mexico,altra schuhe wien,keen sandale,gymsharksalehungary qw139
ResponderExcluirzc160 replica bags kq086
ResponderExcluir